Desenvolvendo Foco e Atenção

Independente da idade e do sexo, a criança precisa ser ensinada a colaborar com as tarefas domésticas. O desempenho dessas tarefas promove o desenvolvimento da cooperação, disciplina e senso de responsabilidade, partes estas que, se bem absorvidas contribuirão para a formação de um ser humano melhor para si e mais colaborativo para a sociedade como um todo. Ajudar nas tarefas de casa também fará com que a criança se sinta importante dentro do universo familiar, trazendo autoconfiança e fortalecendo a sua autoestima.

Uma boa forma de introduzir a prática de serviços domésticos é pelo exemplo. É importante ensinar uma tarefa por vez, sinalizando de forma bem específica o que a criança precisa fazer. Crianças, quando muito novas, ainda não conseguem captar comandos gerais, como por exemplo: ‘arrume o seu quarto’, por isso é importante observar se a atividade a ser ensinada condiz com a sua faixa etária atual. E, ao pedir que determinada tarefa seja executada, mostre primeiro como ela deve proceder, passo a passo. Uma vez demonstrada, peça a ela que faça sozinha e não esqueça de elogiar quando ela terminar. Elogios são vitais para que ela tome gosto por ajudar.

Lembre-se: desempenhar tarefas domésticas deve ter sempre uma conotação positiva e, de preferência, que seja sugerida com muito incentivo por todos da família. Jamais aplique tais tarefas como punição ou castigo.

E, como auxílio nessa empreitada, elaboramos uma tabela com algumas atividades e suas respectivas recomendações de faixa etária para facilitar o processo de introdução do aprendizado doméstico dos pequenos. Esperamos que goste e que as crianças se divirtam um monte nesse processo tão importante de colaborar!

por Liliane Oliveira

Comentário ( 1 )

Deixe o seu comentário!

To Top