buffet infantil, salão de festas, festa infantil, meio ambiente, dia mundial do meio ambiente, 05 de junho, poluição do ar, ONU

Dia mundial do meio ambiente: combata a poluição do ar

No dia 05 de junho de cada ano comemora-se o dia mundial do meio ambiente. Esse dia foi instituído numa Conferência das Nações Unidas, em 1972, na Suécia. Portanto, seu principal objetivo é promover a consciência quanto a realidade ambiental e do quanto é preciso preservar a natureza.

Mas , o que o dia mundial do meio ambiente trouxe de diferente neste ano?

Todos os anos a Organização das Nações Unidas (ONU) promove ações relacionadas à preservação no meio ambiente. Entretanto, especialmente neste ano, ela  destaca a questão da poluição do ar. Então, como forma de incentivar a participação de todos, a ONU lançou um grande desafio digital. Para participar basta fazer uma foto ou vídeo tampando o rosto e a boca utilizando lenços, máscaras de ar, etc. Com a mídia pronta, basta postá-la nas redes sociais utilizando as hashtags #DiaMundialDoMeioAmbiente e #CombataAPoluiçãoDoAr, marcando o perfil @ONUMeioAmbiente.

A ideia central do desafio é fazer com que as pessoas se comprometam com a causa. Assim, elas assumem um compromisso público de preservação do ar, através do combate à poluição. Para isso, a ONU sugere que cada participante marque três outras pessoas em sua publicação. Dessa forma considera-se atentar os cidadãos para esse movimento em favor da preservação do meio ambiente.

E o que causa a poluição do ar?

São vários os tipos de poluição do ar existentes atualmente. O ambiente doméstico, as indústrias, o transporte, a agropecuária, etc… Todos estes contribuem, cada um de uma forma diferente, para que o nível de poluição do ar aumente.

Nas casas, a poluição é causada pelo uso das substâncias ao cozinhar, aquecer e iluminar os ambientes. O uso de carvão e diesel nas usinas termoelétricas assim como o uso de solventes nas indústrias químicas e minerais contribuem para a poluição do ar. Já o transporte contribui para o aumento da poluição através do dióxido de carbono. O setor agropecuário é responsável pela produção de metano e amônia, que contribuem para o aumento de asma e demais doenças respiratórias. Além disso, promovem também o aumento do efeito estufa.

Então, como ajudar na redução da poluição?

Contudo, mesmo que pareça difícil, é possível contribuir para a redução da poluição do meio ambiente, sobretudo, a poluição do ar.

Para amenizar a poluição dentro das casas, há opções como combustíveis e fogões mais eficientes e limpos. Nas indústrias, é importante adotar políticas e programas que aumentem a eficiência energética além da produção de fontes renováveis de energia.

Já existem algumas políticas que exigem combustíveis mais limpos e redução da emissão veicular. Entretanto, o setor de transportes precisa intensificar esse movimento. E no setor agropecuário, é possível optar por dietas baseadas em plantas e reduzir o desperdício de alimentos para ajudar na redução desse impacto. Fazendeiros também podem ajudar, minimizando as emissões e otimizando a digestão do gado, através da melhoria dos seus pastos e manejo.

Fonte: UN Environment

Se cada um fizer a sua parte, ainda que pareça pouco, o meio ambiente agradecerá e nós poderemos viver com mais saúde e qualidade de vida.

No dia mundial do meio ambiente, faça a sua parte. Faça como o Festa na Floresta e encare esse desafio! 

por Liliane Oliveira

Nenhum Comentário Ainda

Deixe o seu comentário!

To Top