brigadeiro, Brigadeiro: origem e curiosidades, festa infantil, salão de festas, buffet infantil, festa na floresta, eventos bh, festa bh

Brigadeiro: origem e curiosidades

O brigadeiro é um queridinho nacional que combina com qualquer ocasião. É como os votos de um casamento: na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, faça chuva ou faça sol, etc… Sempre é tempo de brigadeiro. Não tem docinho que agrade melhor o paladar ou que afague tão bem a alma do que esse. Prova disso é que desde os mais pequenos até os mais experientes, todos pedem bis, quer dizer, todos querem brigadeiro!

 

Mas como surgiu o brigadeiro, você sabe?

O ano era 1945, portanto, ano de eleições. Mas não se tratava de qualquer eleição, não. Era a primeira vez em que as mulheres poderiam votar e elas já começaram na política fazendo história. Mas o que isso tem a ver com o brigadeiro? O Festa na Floresta explica.

Um dos candidatos à presidência era um moço considerado muito bem-apessoado pelas mulheres e, ainda por cima, solteiro. Assim, para colaborar com sua campanha, as mulheres se reuniram para confeccionar doces para serem doados a fim de atrair fundos e também mais votos para tal candidato. Entretanto, devido ao pós-guerra, o acesso ao leite fresco e ao próprio açúcar ainda era um problema. Mas, como tudo na vida dá-se um jeito, as mulheres tiveram a ideia de usar o leite condensado, adicionado de manteiga e achocolatado.

O doce não só deu muito certo, como caiu nas graças do candidato à presidência, cujo nome era Eduardo Gomes. E, por se tratar de um militar cuja patente era brigadeiro, a iguaria ficou conhecida como o ‘doce do brigadeiro’. O tempo foi passando e o nome do doce foi adaptado apenas para ‘brigadeiro’.

 

E no que deu todo esse movimento?

Bem, Eduardo Gomes não ganhou a eleição, ficando a função sob a responsabilidade de Eurico Gaspar Dutra, seu oponente. Mas o Brasil ganhou em dose dupla na época, além do direito de voto concedido às mulheres. Primeiro, porque foi a primeira eleição realmente democrática na história brasileira, dada a confiabilidade do seu resultado. Segundo, porque tal eleição consagrou o doce que hoje é sensação pelo mundo, tamanha sua popularidade no paladar de todos.

Esta é a origem e a essência do doce mais querido nas festas de aniversário e em qualquer outra ocasião – com ou sem motivo de comemoração aparente. E você aí achando que o brigadeiro era apenas um docinho, né?

Quer ver mais sobre esse sucesso? Confira esse vídeo

por Liliane Oliveira

Nenhum Comentário Ainda

Deixe o seu comentário!

To Top