parabéns, parabéns pra você, parabéns a você, festa infantil, buffet infantil, salão de festas, festa bh, eventos bh

Você sabe cantar o parabéns corretamente?

Então, e se a gente te contasse que a maioria das pessoas não canta o “parabéns” corretamente? Pois é. Criada em 1942, a versão brasileira do “parabéns a você” é sucesso nacional ainda nos dias atuais. Entretanto, o que não se fala por aí é o quanto a letra da canção é entoada de forma equivocada. O Festa na Floresta, além de contar como foi que a versão surgiu no Brasil, mostra também como cantá-la corretamente. Bora descobrir?

Como surgiu a versão brasileira do parabéns?

Na década de 40, um apresentador da Rádio Tupi do Rio de Janeiro, conhecido como Almirante, lançou um concurso. A premissa desse concurso era atrair compositores que se dispusessem a criar uma letra em português para a melodia de origem americana “Happy Birthday to You”.

Dentre os 5.000 inscritos no concurso, o trabalho de uma farmacêutica e poetisa foi escolhido pela comissão julgadora. O nome da ganhadora era Bertha Celeste Homem de Mello, da cidade de Pindamonhangaba, São Paulo.

Segundo entrevista realizada pelo portal G1, Dona Bertha soube do concurso e escreveu a letra ganhadora em cerca de cinco minutos e entregou a um conhecido. Este, por sua vez, se comprometeu a colocar a letra nos Correios. Mal sabiam eles que estava colaborando para a história das festas em todo o país.

Afinal, como é a letra composta por Dona Bertha?

A letra original da versão brasileira é diferente do que se canta por aí na maioria das festas de aniversário. Contudo, quando se fala em ser diferente do usualmente cantado, trata-se de detalhes. Veja:

 

“Parabéns a você

Nesta data querida

Muita felicidade

Muitos anos de vida.”

 

Conforme a letra original, no lugar de “parabéns pra você” o correto é usar “parabéns a você”. E, igualmente, ao invés de “muitas felicidades”, o original diz “muita felicidade”. De certo, o sentido em si permanece o mesmo, mas para fazer jus à letra, vale fazer um esforço pra cantar certinho, né não?

Agora, todavia, todo mundo pode comemorar com a certeza de cantar o “parabéns” certinho, honrando o talento da Dona Bertha que a criou!

 

por Liliane Oliveira

Nenhum Comentário Ainda

Deixe o seu comentário!

To Top