08 de março, dia da mulher, festa na floresta, buffet infantil, salão de festas, festa infantil, festa bh

08 de março: dia da mulher

Hoje, dia 08 de março, comemora-se internacionalmente o dia da mulher. E diferente do que muitos pensam, esse não é um dia de celebração unicamente pela existência da mulher. Mas um dia de comemoração pelas conquistas alcançadas em inúmeras lutas travadas, ao longo dos séculos, por essas poderosas.

Diversas são as versões existentes que justificam a origem do dia da mulher, comemorado atualmente no dia 08 de março. Mas, não importa qual a versão é a mais acertada. Importa que todas elas trazem em sua essência uma homenagem às mulheres que dedicaram sua vida à luta pela igualdade de direitos. Mulheres que pelejaram pelas mulheres de sua época e também pelas mulheres que ainda iriam nascer. E essas mulheres conseguiram, avançaram e, com isso, direitos foram conquistados.

Contudo, essa data também é um dia para reflexão. Afinal, essa data surgiu também como uma homenagem a tantas outras mulheres que tiveram suas vidas ceifadas por atos violentos. Logo, é preciso refletir sobre o que, de fato, tem se feito, enquanto sociedade, para que injustiças sejam reparadas.

08 de março: celebre o dia da mulher

Obviamente que há muito ainda a ser conquistado. A luta por equidade, igualdade e respeito continua, mas não se pode esquecer o quanto já foi conquistado. E conquista não só podem como devem ser celebradas.

O direito ao voto e à maior participação na política, assim como o direito à propriedade devem ser comemorados. A licença maternidade e o direito à contracepção, dentre outras tantas, também, afinal, hoje a mulher pode escolher. A Lei Maria da Penha, criada em 2006, também foi uma conquista importante. A partir dela a violência contra a mulher passou a ser considerada crime.

Então, nesse 08 de março, dia da mulher, celebre! Celebre a sua força, celebre a sua garra e determinação. Celebre e promova a sororidade! Fatos não faltam para comprovar o quão poderosas as mulheres são.

 

por Liliane Oliveira

Nenhum Comentário Ainda

Deixe o seu comentário!

To Top