Dia de Ação de Graças, festa bh, buffet infantil, festa infantil, salão de festas, gratidão, thanksgiving day

Dia de Ação de Graças

Hoje é o Dia de Ação de Graças, uma data comemorada em diversas partes do mundo. Como a gente não perde uma festa sequer, resolvemos falar um pouco dessa comemoração aqui no Brasil e no mundo. Bora conferir?

O Dia de Ação de Graças é um período de festas em agradecimento às coisas boas ocorridas durante o ano. É comum ser celebrado entre as famílias com um almoço bem farto, gostoso, onde acontece também a troca de presentes.

Há uma data única para celebrar o Dia de Ação de Graças?

Nos Estados Unidos, essa festa é chamada de Thanksgiving Day sendo comemorada na última quinta feira do mês de novembro. No Canadá, ela é comemorada na segunda segunda-feira do mês de outubro. Já no Brasil, a festa foi instituída pelo então presidente Gaspar Dutra, em 1949, para a quarta quinta-feira de novembro. No entanto, convencionou-se o 28 de novembro para figurar como o dia mundial de ação de graças.

E como esse dia surgiu?

Nos Estados Unidos, após um período extenso de inverno rigoroso e escassez dos cultivares, os americanos tiveram um período farto de colheita. Então, agradecidos por tamanha benção, os agricultores começaram a se reunir em família, numa grande refeição, em comemoração.

No Canadá, segundo alguns pesquisadores, o primeiro dia de ação de graças não teve relação com a colheita. Mas aconteceu após o explorador Martin Frobisher ter sobrevivido à uma viagem repleta por tempestades e icebergs em seu trajeto. Entretanto, as próximas festividades começaram a ter motivo diferente. Os colonos franceses começaram a ter tamanha abundância em sua colheita que começaram a compartilhá-la com os índios da região.

Contudo, no Brasil, essa comemoração não se deu por causa das colheitas nem por viagens bem-sucedidas. O Dia de Ação de Graças foi abraçado unicamente por uma sugestão de Joaquim Nabuco, embaixador brasileiro em Washington. Na época, ele ficou tão entusiasmado ao ver as comemorações americanas que sugeriu ao presidente brasileiro a fazer o mesmo. E assim foi feito. O Dia de Ação de Graças foi instituído no Brasil através da Lei nº 781/49 .

Agradeça!

Independente do motivo para o qual foi criado, o Dia de Ação de Graças é um dia para agradecer. E gratidão, é sabido, faz bem tanto para o corpo quanto para a alma.

Portanto, seja no Dia de Ação de Graças ou em outro dia qualquer, pratique a gratidão. Agradeça pela vida, pela família, pelo alimento, pela saúde e por tantos outros motivos, grandes ou pequenos, mas que fazem uma diferença positiva na sua existência.

Celebre sempre, motivos não vão faltar!

por Liliane Oliveira

Nenhum Comentário Ainda

Deixe o seu comentário!

To Top