festa na floresta, festa infantil, buffet infantil, festa bh, carnaval, entrudo, desfile das escolas de samba, escolas de samba

Carnaval: como tudo começou

Considerada uma das festas mais populares do mundo, o carnaval é uma festa que reúne cores, animação e muita dança. Mas, diferente do que muitos pensam, o carnaval é uma festa de origem portuguesa. Inicialmente ela se manifestava através do entrudo, uma brincadeira que se resumia em jogar nas pessoas água, farinha e ovos. Posteriormente, por outras influências europeias, a festa começou a apresentar desfiles urbanos com máscaras e fantasias.

Conhecida também como a festa da liberdade, o carnaval é uma festa móvel e que ocorre sempre antes da quaresma. Como nessa época, os católicos abrem mão do consumo de alguns alimentos, tem-se no carnaval uma oportunidade de se satisfazer. Assim, durante a festa aproveita-se para consumir e fazer tudo o que não será permitido na quaresma.

Mas o carnaval não era uma festa reconhecida pela igreja católica até o ano de 590 d.C. Somente após essa data, a festa passou a ser reconhecida mediante a exigência de um dia de expiação pelos pecados. Esse dia é conhecido como a “quarta-feira de cinzas”.

Quando o carnaval chegou ao Brasil?

Foi por volta dos séculos XVI e XVII que o carnaval chegou ao Brasil através dos portugueses. O formato da festa se assimilava ao formato português, através do entrudo. Mas, por volta do séc XIX essa modalidade começou a ser reprimida, por se tratar de um tipo de zombaria. A imprensa brasileira foi bem expressiva nessa campanha contra o entrudo no país. Então, enquanto o entrudo passava pelo processo de banimento, as elites criaram o baile de máscaras. Isso fez com que o carnaval se tornasse ainda mais popular entre os brasileiros. As marchinhas de carnaval também foram criadas nesse mesmo período.

A partir do século XX o samba surgiu com um estilo musical influenciado pela cultura e costumes africanos. Em seguida, por influência musical, surgiram também o desfile das escolas de samba. O desfile das escolas de samba, inclusive, foi oficializado no Brasil com apoio governamental. Em 1950 o trio elétrico também foi introduzido à festa, mas só recebeu esse nome um ano depois.

Recorde

Embora o carnaval não seja uma festa de origem brasileira, o Brasil tem a maior festa de todos os tempos. Segundo o Livro dos Récordes (2004) o carnaval do Rio de Janeiro é o maior do mundo. Além de reunir o maior número de pessoas por dia, durante o período festivo, é recorde em receber visitantes estrangeiros.

Dessa forma, além de uma festa reconhecida mundialmente, o carnaval se tornou um evento de alta lucratividade. Tanto o turismo quanto o ramo do entretenimento ganham muito por conta desse período. Pessoas do mundo todo viajam para o Brasil para ver de perto o desfile das escolas de samba. No Rio de Janeiro, as escolas com maior pontuação até os dias de hoje são Portela e Mangueira. Já em São Paulo, Vai-Vai e Nenê de Vila Matilde são as maiores campeãs do carnaval.

E por falar em festa, o Festa na Floresta também é campeão de animação e alegria. Com um espaço amplo para receber convidados e uma equipe especializada em festas, o buffet ainda dispõe de muita natureza. Além de todos os brinquedos, jogos e atividades disponíveis, ainda é possível desfrutar de mais de 3000m² de natureza. Quer conferir? Então vem pra floresta!

 

por Liliane Oliveira

Nenhum Comentário Ainda

Deixe o seu comentário!

To Top