dia das crianças, 12 de outubro, festa na floresta, buffet infantil, festa infantil, salão de festas, direitos das crianças, ECA

Dia das Crianças: origem e importância

O dia das crianças chegou e com ele toda a alegria e a magia tão características desses pequenos. Sem dúvida, elas são as responsáveis pelos melhores e maiores motivos das celebrações da vida, aqui no Festa na Floresta. E a gente espera que essas comemorações se perpetuem por muitos e muitos ciclos, afinal, festejar é tudo de bom.

Dia das crianças: breve histórico

Em 1924, um deputado federal fluminense chamado Galdino do Valle Filho teve a ideia da criação do dia das crianças. A ideia dele virou um projeto que foi aprovada pela maioria parlamentar da época. Então, no dia 5 de novembro de 1924, o então presidente Arthur Bernardes, assinou o Decreto nº 4867. Esse documento oficializou o dia 12 de outubro como o dia das crianças, no Brasil.

Comemorações ao redor do mundo

Você sabia que o dia 12 de outubro é dia das crianças apenas no Brasil? Pois é… Ao redor do mundo, diversos países estabeleceram suas próprias datas que vão desde janeiro à dezembro.

No mês de janeiro a comemoração fica por conta da Tailândia. Em março, os países da vez são: Bangladesh, Irlanda, Nova Zelândia e Tunísia. Em abril, as crianças ganham o dia em Hong Kong, México, Bolívia, Colômbia, Palestina, Haiti, Taiwan, Turquia e Zâmbia. Em maio, os países a comemorarem esta data são: Hungria, Maldivas, Coréia do Sul, Espanha, Nigéria e Noruega.

O mês de junho é o mais recheado de todos, tendo em seu grupo os seguintes países: Albânia, África, Angola, Arménia, Arzeibaijão, Iêmen, Laos, Letônia, Lituânia, Macau, Macedônia do Norte, Moçambique, Benin, Bielorússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Cabo Verde, Camboja, Cazaquistão, China, Coréia do Norte, Equador, Eritréia, Eslováquia, Eslovênia, Estados Unidos, Moldávia, Mongólia, Montenegro, Mianmar, Nicarágua, Polônia, Portugal, Quirguistão, Romênia, Rússia, São Tome e Príncipe, Sérvia, Estônia, Etiópia, Geórgia, Guiné-Bissau, Tajiquistão, Tanzânia, Timor-Leste, Turquemenistão, Ucrânia, Uzbequistão e Vietnã.

O mês de julho vem com a Indonésia, Cuba, Panamá, Vanuatu e Venezuela. Seguidos pelos países do mês de agosto: Argentina, Chile, Paraguai e Peru. O mês de setembro, a comemoração pelo dia das crianças fica a cargo da Alemanha, Costa Rica e Honduras. No mês de outubro, além do Brasil, temos a Austrália, Irã, Israel, Malásia, El Salvador, Singapura, Sri Lanka, Guatemala e Suécia, mas só o Brasil fica com o dia 12, ok? África do Sul, Índia, Canadá, Croácia, Egito, Reino Unido, Finlândia, França e Trinidad e Tobago são os países que comemoram o dia da criança em novembro. E, para terminar, em dezembro, a comemoração acontece na República do Congo, Camarões, Gabão, Guiné Equatorial, Chade, República Centro-Africana, Sudão, Sudão e Suriname.

Curiosidades

Alguns países tem mais de uma data para a comemoração do dia das crianças. No Japão por exemplo, há diferenciação quanto ao gênero. As meninas comemoram a data em março e, os meninos, comemoram em maio. No Paquistão há comemoração no mês de junho e também no mês de novembro. E, no Uruguai, embora a data oficial seja em janeiro, comercialmente o dia das crianças é comemorado em agosto.

O legal é que cada país tem o seu jeito de comemorar, conforme seus próprios costumes e sua cultura. Mas sabe o que realmente importa? Importa que, independente da data e da cultura do país, as crianças sejam amadas, cuidadas e respeitadas como são. Importa que elas tenham acesso digno ao lazer, à educação, à saúde e ao desenvolvimento, independente de credo, raça ou condição social. Mas, para que isso seja possível, cada um deve fazer a sua parte, no local e no ambiente onde está inserido.

No Brasil, há o Estatuto da Criança e do Adolescente, que trata sob os direitos das crianças no país. Cabe a cada um, cobrar das autoridades e fazer valer cada um desses direitos. Assim, garante-se que cada criança possa ter uma vida plena e certamente, mais feliz.

Então, nesse dia das crianças, além de dar toda a atenção que esses pequenos merecem, honre-os com suas escolhas e atitudes. O Festa na Floresta, agradece e espera você para festejar com a gente todos esses bons motivos.

 

por Liliane Oliveira

Nenhum Comentário Ainda

Deixe o seu comentário!

To Top