festa infantil, buffet infantil, salão de festas, futebol, dia nacional do futebol, paixão nacional, 19 de julho

Dia nacional do futebol: comemore essa paixão!

Todo mundo sabe que onde tem brasileiro, também tem futebol. Assim, no dia 19 de julho, comemora-se o dia nacional do futebol – o esporte mais praticado no Brasil. Esse dia foi selecionado pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), que hoje é conhecida como Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Então, essa data é celebrada desde 1976, por ocasião de uma homenagem ao Sport Club do Rio Grande. Este, por sinal, era o time mais antigo do país e que ainda estava em atividade na época. A homenagem está em escolher o dia de sua fundação para comemorar também o dia do esporte aqui no Brasil.

Mas você sabe de onde veio esse esporte?

Embora o esporte seja uma paixão nacional, o futebol não tem origem brasileira. Ele foi criado ainda no século XIX e só em 1894 é que veio para o Brasil. A vinda do esporte para as terras tupiniquins se deve ao Charles W. Miller. Miller foi um paulista e é hoje considerado o pai do futebol brasileiro. Assim, depois de uma temporada de estudos na Inglaterra, Miller voltou para o Brasil trazendo consigo um par de bolas e também um livro com todas as regras desse jogo. Um ano depois, o Brasil registrava sua primeira partida de futebol. Segundo consta, a disputa se deu entre a Companhia Ferroviária São Paulo Railway e os Funcionários da Companhia de Gás. Ambas as equipes eram formadas por ingleses radicados no país, e não pode brasileiros natos.

Curiosidades do esporte

Mas, apesar de o futebol atualmente ser um esporte que abrace todas as pessoas, nem sempre foi assim. Quando surgiu aqui no Brasil, o esporte foi elitizado. A participação de negros, infelizmente, era tratada com preconceito. Mulheres então, nem pensar! Só muito tempo depois que isso foi mudando e o futebol ganhou proporções incríveis em vários lugares. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre foram as cidades onde ele se popularizou primeiro.

Assim, o esporte tanto se popularizou que também se tornou atividade profissional. Muitos times foram criados a partir daí. O Fluminense foi criado em 1902, o Grêmio em 1903 e o Botafogo em 1904. Depois vieram o Atlético Mineiro em 1908, o Internacional em 1909 e o Coríntias em 1910.

Em seguida, em 1911, o Flamengo foi criado. Depois, em 1914, veio o Palestra Itália, hoje conhecido como Palmeiras, e em 1915, o Vasco da Gama. Só em 1921 que o Cruzeiro Esporte Clube foi criado.

Aliás, a Confederação Brasileira de Desportos e a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol), foram criadas em 1916 para coordenar essa expansão.

Prêmios para se orgulhar no dia nacional do futebol

Hoje, o Brasil reúne o maior número de títulos em competições mundiais de futebol. Nos anos de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002 a seleção brasileira trouxe as taças da Copa do Mundo. Já a seleção olímpica trouxe a medalha de ouro nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Fora isso são 9 títulos na Copa América (incluindo um fresquinho em 2019), 4 na Copa das Confederações e 02 Pan-Americanos. Além disso, tem também mais 4 títulos conquistados nos Jogos Pan-Americanos, assim como muitas outras taças e copas ao redor do mundo.

A festa do futebol

Com tantas vitórias assim fica fácil explicar o amor do brasileiro por esse esporte. A admiração é tanta que o futebol é cenário de inúmeras festas, seja de comemorações infantis ou dos adultos.

Dessa forma, fica fácil fazer o convite. Gosta de festa? Ama futebol? Curte reunir os amigos e a família? Então está fechado! Agora é só juntar isso tudo e vir aqui pro Festa na Floresta comemorar, seja a vida, seja o futebol e o que mais quiser. Vem! Vem pra floresta!!

 

por Liliane Oliveira

Nenhum Comentário Ainda

Deixe o seu comentário!

To Top