festa na floresta, buffet infantil, salão de festas, halloween, dia das bruxas, 31 de outubro

Halloween: o dia das bruxas

O halloween, também conhecido como dia das bruxas, é uma festa originada nos rituais celtas. Em tempos antigos, os celtas promoviam festivais para marcar a virada do ano e também a chegada do inverno. Para esse povo, essa época representava a aproximação do mundo dos vivos com o mundo dos mortos. Assim, no início do inverno, os mortos regressavam às suas casas e assombrações também surgiam para amaldiçoar animais e colheita.

Essa comemoração foi levada pelos irlandeses para os Estados Unidos, onde é amplamente comemorada, assim como no Canadá. E, ao longo do tempo, a festividade foi se estendendo para o resto do mundo, ainda que em menor escala. Atualmente, na maioria dos lugares onde se comemora o halloween, os motivos não são mais esses, mas os símbolos utilizados representam muito bem a narrativa celta. E é isso que vamos descobrir agora, neste post. Vem conferir!

Símbolos do Halloween

A festa do dia das bruxas geralmente é associada às cores laranja e preta e isso tem um motivo. Na época dos festivais celtas, em comemoração ao início do inverno, as folhas das árvores eram laranjas e os dias eram escuros. Daí a escolha das cores para essa comemoração, desde então.

O uso das abóboras não veio da simbologia celta, mas a história por trás desse símbolo sim. Conta-se que um rapaz teve sua entrada proibida no céu e também no inferno. Por conta disso, desde a sua morte, ele anda vagando com uma lanterna na esperança de encontrar um lugar para descanso de sua alma. O povo celta utilizava nabos para representar essa lanterna, afastando os maus espíritos. A adoção da abóbora para esse fim ocorreu nos Estados Unidos.

O uso de fantasias também veio da narrativa celta. Como eles acreditavam que assombrações vinham para amaldiçoar, eles utilizavam fantasias e máscaras a fim de enganar esses espíritos. Originalmente, as fantasias utilizadas são dentro dessa temática das bruxas, zumbis, esqueletos, fantasmas, morcegos, etc. Contudo, atualmente, principalmente em países como o Brasil, onde não existe essa tradição, qualquer fantasia está valendo.

Doces ou travessuras?

E, por fim, há a parte mais gostosa e divertida da festa de halloween: as gostosuras e travessuras. Essa prática teve origem na Europa, nos anos 50, mas se tornou bastante popular nos Estados Unidos e no Canadá. Ela consiste na visita de crianças fantasiadas às residências locais, que chegam em suas portas indagando: “gostosuras ou travessuras?”. Caso as crianças sejam recebidas com doces e guloseimas, todo ficam felizes. Caso as crianças não recebam as delícias esperadas, elas se dão o direito de fazerem alguma travessura na casa visitada.

Dia das bruxas no Brasil

No Brasil, o dia 31 de outubro é reservado para o halloween, embora não exista a cultura do dia das bruxas como nos países do hemisfério norte. Contudo, por aqui, as fantasias correm liberadas e diversos estabelecimentos decoram seus ambientes a fim de festejarem mais uma data.

Seja qual for o motivo que baseia a sua comemoração do halloween, o importante é festejar e se divertir. Mas, em casos de doces ou travessuras, é importante lembrar que as travessuras não devem passar de brincadeiras. Afinal, não é legal fazer nada que prejudique a outra pessoa, certo?

Aqui no Festa na Floresta, já rolaram muitas festanças nessa temática, cada uma mais incrível que a outra. Tudo feito com muito carinho e de forma bastante criteriosa para que esses momentos festivos fiquem marcados para sempre na história de cada pessoa que passa por aqui. E isso é possível porque todo o trabalho é baseado nos interesses de cada cliente, respeitando suas demandas e oferecendo as melhores soluções para a sua festa. Vem festejar com a gente!

por Liliane Oliveira

Nenhum Comentário Ainda

Deixe o seu comentário!

To Top