Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, quadrinhos, gibis, tirinhas, caricaturas, cartunista, revista em quadrinhos,

Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

Hoje é o dia nacional das histórias em quadrinhos. Conhecidas também como HQ’s, a 9ª arte é considerada uma porta de entrada para os iniciantes na leitura. Crianças, jovens e idosos, todos já tiveram uma experiência ou história marcante através dos quadrinhos ao longo de sua vida.

Mas o que são as histórias em quadrinhos?

As HQ’s compreendem um gênero literário que mescla elementos visuais e textuais, formando uma sequência coerente de cenas. Assim, tem-se uma história com início, meio e fim. Através dos quadrinhos a literatura é apresentada às crianças de uma forma bem divertida, causando-lhes verdadeiro interesse pela literatura. Inclusive, é uma forma bem eficaz de se incentivar a prática da leitura, principalmente entre as crianças.

Quando surgiram as HQ’s no Brasil?

As histórias em quadrinhos mais famosas surgiram no Brasil ainda no século XIX. A primeira revista em quadrinhos brasileira, “Tico-Tico”, foi lançada em 11 de outubro de 1905. Todavia, antes de surgirem as revistas já eram apresentadas tirinhas, charges e caricaturas. A primeira história publicada aconteceu em 30 de janeiro de 1869 pelo cartunista italiano Angelo Agostini. Na ocasião, a história recebeu o nome de “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”. Contudo, a publicação ficou tão marcada na história que a data de comemoração desse gênero literário no Brasil passou a ser celebrada neste dia, desde 1984.

Os Clássicos dos Quadrinhos

Entretanto, as histórias em quadrinhos só se tornaram populares depois que alguns clássicos, como “O Menino Maluquinho” e “A Turma do Pererê”, foram lançados. Decerto, alguns deles, como “A Turma da Mônica”, ainda são verdadeira febre entre crianças e adolescentes, liderando pesquisas de preferência e abocanhando cerca de 86% do mercado nacional. Isso sem contar nas inúmeras edições que já foram feitas e continuam sendo produzidas para atender o público internacional, em diversos idiomas.

Seja como e quando for, as histórias em quadrinhos agradam e muito a qualquer público. É uma forma de se divertir ao mesmo tempo que se aprimora a leitura, criatividade e imaginação.

E você? Já leu uma história em quadrinhos hoje? O Festa na Floresta quer saber…

 

por Liliane Oliveira

Nenhum Comentário Ainda

Deixe o seu comentário!

To Top