adaptação escolar, buffet infantil, salão de festas, festa infantil, festa bh

Adaptação escolar: dicas práticas

As férias estão chegando ao fim… A maioria das famílias com crianças em idade escolar estão a todo vapor para a volta às aulas. Por isso é importante retomar a rotina normal para que as crianças não sintam tanto na hora da adaptação escolar.

Para as crianças que já frequentam a escola esse processo é mais tranquilo, já que elas conhecem o ambiente escolar. Contudo, o processo de adaptação escolar para quem vai pela primeira vez à escola requer um pouco mais de atenção. Mas, com as dicas que o Festa na Floresta preparou para você vai ser molezinha passar por mais esse desafio.

Dicas para uma boa adaptação escolar

A primeira dica para que o processo de adaptação escolar seja indolor é a antecipação. Prepare a criança antecipadamente para o que está por vir. Converse com ela de forma natural e explique como será a nova rotina. Dessa forma ela se sentirá segura e não terá dificuldades de encarar a novidade.

Mantenha-se firme e constante. A criança é perfeitamente capaz de identificar nos pais qualquer tipo de insegurança. E, uma vez que ela identifica essa fraqueza, possivelmente ela se sentirá insegura também dificultando muito o processo de adaptação escolar.

Deixar que a criança participe da preparação do material escolar, do uniforme, etc. Isso pode deixa-la bastante animada. Além disso, se possível, faça uma visita à escola, antes do início das aulas e permita que ela conheça melhor o espaço em que vai começar essa nova jornada.

O começo da vida acadêmica é um grande passo para a criança. Ansiedade e medo são sentimentos comuns nessa fase. Portanto, reconheça esses sentimentos e não os invalide. Ao contrário, deixe-a saber que esse tipo de sentimento é comum, mas que a família estará sempre por perto, apoiando cada passo.

E, caso seja necessário, aplique o truque do coração. É bem simples! Basta desenhar dois corações: um na mão da criança e o outro na sua mão. Feito isso, diga à criança que sempre que ela sentir saudade, olhe para o coração e lembre-se que você estará sempre por perto e que já já estarão juntos novamente. Basta ter um pouco de paciência.

Com transparência e afeto o processo da adaptação escolar pode ser mais simples do que parece. É só uma questão de se preparar! Bora começar?

 

por Liliane Oliveira

Nenhum Comentário Ainda

Deixe o seu comentário!

To Top