festa na floresta bh, Cromoterapia, terapia das cores, buffet infantil, festa infantil, salão de festas, decoração de festas, festa infantil, festa bh, eventos bh,

Cromoterapia: terapia das cores

A cromoterapia está presente no cotidiano de todos ainda que não percebamos isso. A terapia das cores, como também é chamada, influencia o corpo humano atuando em nosso estado de ânimo. Reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como técnica completar para tratamento de doenças físicas, mentais e emocionais desde 1976 a cromoterapia pode e deve ser utilizada, inclusive, em situações rotineiras. Quer um exemplo?

No post anterior o Festa na Floresta ensinou o passo a passo para criar o pote da calma – uma ferramenta para auxiliar na tranquilização de crianças em situações de estresse e ansiedade. A sugestão dada foi que os potes para esse fim (proporcionar a calma) fossem criados nas cores azul ou verde. Isso porque na cromoterapia, a cor azul é considerada uma cor relaxante, capaz de combater as agitações físicas e/ou mentais. Já a cor verde age em situações de esgotamento nervoso, trazendo calma e tranquilidade.

A escolha das cores para ambientes pode provocar agitação ou sossego, concentração ou desconcentração. Em escolas, por exemplo, é indicado que a parede onde fica o quadro negro seja amarela dado o seu estímulo intelectual, o que possibilita maior concentração e atenção. Dessa forma, os alunos manterão seu foco na aula que está sendo ministrada aproveitando todo o conhecimento exposto ali. No quarto de bebês e crianças, o azul claro é o mais recomendado pela cromoterapia justamente por manter o ambiente tranquilo, sossegado, propício inclusive ao bom sono.

Entre os benefícios da cromoterapia estão: o equilíbrio energético e corporal, equilíbrio físico e emocional, melhora nos casos de insônia, diminuição do cansaço físico e mental, melhora do humor e consequentemente do bem-estar.

Para cada cor existe uma vibração específica como também uma capacidade terapêutica que pode ser usada individualmente ou associada a outras. A escolha da cor vai depender do efeito que se deseja conseguir e a intensidade de atuação vai depender do tom utilizado em cada cor. Através do estudo científico das cores é possível promover então, o equilíbrio corporal.

Conheça mais sobre as cores na cromoterapia:

Vermelho: estimula o organismo e afasta o desânimo. Auxilia no aumento da pressão sanguínea, já que ativa a circulação. Promove a agitação. sendo contraindicada para ambientes onde a tranquilidade é desejada.

Azul: cor da calma e da serenidade. Tranquiliza corpo, mente e emoções. Ótima para situações de estresse e insônia. Em tons mais fortes, pode ser usado como analgésico.

Amarelo: provoca euforia, estimula o raciocínio e a criatividade. É antidepressivo e estimulante digestivo.

Verde: propicia o repouso e o equilíbrio. Energiza o corpo e a alma. Ajuda na regulação da pressão arterial e no aumento da imunidade.

Laranja: restaura e regenera. Excelente para recuperar o sistema emocional, promover a coragem e afastar os pensamentos negativos.

Índigo: equilibra as energias. Estimula a intuição.

Roxo: promove a meditação, combate a fadiga e alivia a tensão.

Rosa: é a cor que transmite mais afeto, sendo indicada para equilibrar os vários tipos de relacionamentos.

Viu só? O mundo das cores vai muito além de simplesmente colorir e adornar a vida. Faça o teste, pense melhor antes de escolher as cores que vai usar e desfrute de todos os benefícios da cromoterapia.

por Liliane Oliveira

Comentário ( 1 )

Deixe o seu comentário!

To Top