festa na floresta, escola, buffet infantil bh, festa infantil bh, salão de festas bh, eventos bh, festa bh, educação de filhos, ano letivo,

Escola: qual escolher?

O final do ano letivo se aproxima… Com isso, muitos pais se deparam com a importante tarefa de escolher a escola para o próximo ano. Há os pais que preferem manter sua escolha inicial para os anos que vão se seguindo. Outros, avaliam o desempenho do aluno e da instituição de ensino para então decidir o que fazer ano após ano. Há ainda aqueles pais de primeira viagem cujos filhos ingressarão na escola pela primeira vez. E essa escolha nunca é fácil, nunca é simples.

 

Mas afinal, qual escola escolher?

Dada a complexidade da questão é preciso observar diversos fatores, afinal, a decisão pela melhor escola sempre remeterá ao que se considera melhor para a criança. Para tanto, é válido considerar, por exemplo, a metodologia empregada no exercício do ensino e o material didático adotado. Paralelamente a isso, considere como a instituição de ensino apoia seu quadro de professores. Uma escola que se importa com a qualidade de ensino oferecida aos alunos certamente se ocupará em fornecer um programa de atualização e treinamento para seus docentes. A questão da rotatividade dos professores na instituição também pode dizer muito sobre isso.

Todavia, os valores adotados pela escola também devem ser considerados, portanto, pontue quais deles estão alinhados aos da sua família. O mesmo é válido para o posicionamento religioso. Algumas famílias preferem escolas que tenham uma orientação religiosa igual a sua para evitar conflitos no processo educacional. As atividades culturais e esportivas, assim como o ensino de língua estrangeira, também devem ser avaliadas. Segundo o MEC, algumas dessas só são obrigatórias na base curricular em anos específicos, por isso a família deve considerar a importância das mesmas para o currículo escolar da criança.

 

E quanto ao investimento?

Entretanto, há outros fatores que também devem ser avaliados antes de decidir qual a melhor escola para seu filho. O total anual a ser investido é um deles, assim como fatores relacionados à logística. O valor das mensalidades e do material didático, a extensão da lista de materiais assim como os gastos com lanches e uniformes devem ser levantados e avaliados. A distância casa/escola, o trânsito a ser enfrentado diariamente, assim como o gasto com combustível ou transporte escolar também são fatores que devem ser ponderados previamente. Tudo isso impactará diretamente no orçamento familiar e precisa, portanto, ser pensado antes de uma tomada de decisão.

A escolha de uma nova escola deve-se levar em consideração as opções capazes de oferecer à criança o melhor ambiente de aprendizado possível. Carinho, zelo e respeito pela individualidade de cada um desses pequenos também devem ser priorizados. Oferecer a melhor educação possível é garantir ferramentas capazes de transformar a sociedade. E isso pode ser sim, garantia de um futuro muito melhor para as crianças do hoje. Assim, mais do que dinheiro, invista tempo ao analisar cada um desses detalhes.

por Liliane Oliveira

Nenhum Comentário Ainda

Deixe o seu comentário!

To Top