férias, ferias escolares, documentação para viagens, certidão de nascimento, passaporte, autorização, vara da infância e da juventude, crianças, viagem com crianças, buffet infantil, festa infantil, salão de festas, eventos

Férias à vista!

Quem tem criança em idade escolar sabe que em meados de julho chegam as férias escolares. Por isso é comum as famílias se programarem para escapar da rotina diária e desfrutar esses dias de descanso.

Seja qual for o destino, é preciso observar algumas obrigatoriedades quando o assunto é viagem com crianças. Então, para que as férias sejam bem sucedidas, o Festa na Floresta preparou algumas dicas dentro deste contexto. Confira!

 

Ao viajar de férias com crianças, não descuide da documentação!

O fato de a criança viajar com os pais, em território nacional, não isenta do porte do seu documento original. A mesma coisa serve para viagem com tios ou irmãos, desde que estes sejam maiores de idade. Nesses casos, a certidão de nascimento original basta. Mas, se a criança for viajar com terceiros, além da certidão de nascimento, há a exigência de autorização. A Vara da Infância e da Juventude é responsável pela emissão deste documento.

Se a viagem de férias for para o exterior e com a companhia de ambos os pais, a criança precisará portar também o seu passaporte original. Mas, se a criança não tiver a companhia de um deles, além da certidão de nascimento e do passaporte originais, será preciso que o pai ou mãe ausente concorde com essa viagem através de autorização expressa com firma reconhecida em cartório.

Ambos os documentos devem ser apresentados no momento de check-in, seja em rodoviárias ou aeroportos. E os mesmos documentos precisam ser mantidos junto aos passageiros ao longo de todo o trecho. Entretanto, caso a viagem de férias aconteça utilizando o próprio transporte da família, a documentação poderá ser exigida pelas autoridades competentes. Isso vale ao longo de todo o trajeto compreendido pelas estradas estaduais ou federais do país.

Lembre-se: viajar com criança é coisa séria! Essas exigências visam tanto a segurança da própria criança quanto a segurança de toda a família. Assim, para curtir esse período de férias escolares sem contratempos, não marque bobeira!

por Liliane Oliveira

Nenhum Comentário Ainda

Deixe o seu comentário!

To Top