festa na floresta, festa na floresta bh, iogurte natural caseiro, receita, festa infantil, buffet infantil, festa bh, salão de festas, alimentação saudável, probióticos, alimentação equilibrada, alimentação infantil, exército do bem, bactérias do bem

Iogurte Natural Caseiro

No post anterior o Festa na Floresta abordou a importância do consumo de iogurte natural, assim como o de outros alimentos probióticos, para a prevenção e o tratamento de doenças. Isso porque, as bactérias benéficas contidas nesses alimentos fortalecem e protegem o organismo de ameaças contra o seu pleno funcionamento.

Por isso, no post de hoje o Festa na Floresta traz uma receita simples e bem prática de iogurte natural para que você forme o seu próprio exército do bem. Esse preparo caseiro possui algumas vantagens que não têm preço, além do seu baixo custo. Uma delas é o de produzir o seu iogurte natural a partir de ingredientes de sua escolha e cuja procedência você conheça de forma a garantir um alimento rico em nutrientes e com o mínimo de intervenções possível. A outra vantagem é preparar um alimento que mantenha, a partir do leite escolhido, uma riqueza de fibras, vitaminas, além de lactobacillus à sua inteira disposição.

O iogurte natural, preparado de forma caseira, é muito mais saudável devido a diversidade maior de probióticos que apresenta. Além do mais, possui outros nutrientes e também contém menos aditivos e conservantes. E o açúcar, tão temido por mamães e papais pode ser melhor controlado ou até mesmo descartado.

Para formar o seu exército do bem você vai precisar de muito pouco: 1000ml de leite integral e 1 pote (100ml) de iogurte natural. A partir deles você vai produzir um iogurte natural super cremoso e cheio de bons soldados.

O preparo é muito simples. Em primeiro lugar, aqueça o leite até ferver. Após ter fervido, desligue o fogo a fim de que o leite esfrie até 40°C. Quanto o leite atingir essa temperatura é o momento certo de adicionar o iogurte natural, misturando bem. Finalmente, reserve a mistura em um recipiente limpo, seco e com tampa por cerca de 8 a 12 horas. Passado esse tempo, o seu iogurte natural caseiro estará pronto, seja para beber ou para usar no preparo de outras delícias.

Bora fazer um iogurte natural delicioso?

 

Dicas importantes para preparar o seu iogurte natural:

  • Caso não tenha termômetro culinário é bem simples descobrir a temperatura aproximada do leite para a adição do iogurte natural. Coloque o seu dedo mindinho dentro do leite fervido enquanto conta até dez (sem ter pressa). Se conseguir manter seu dedo imerso sem que o calor incomode, está na hora de prosseguir com a receita. A ideia é ter um leite bem morninho…
  • O recipiente onde você deixará o iogurte descansar pode ser uma caixinha de leite, dessas com tampa de rosca. Mas para usar a caixinha, reduza a quantidade de leite para 900ml, do contrário, não caberá tudo dentro dela. 
  • Caso tenha facilidade, opte pelo leite de verdade, aquele que vem direito da vaca. Se não tiver esse, tente comprar o leite de saquinho, conhecido como leite pasteurizado. Entretanto, se não encontrar, use o leite de caixinha mesmo (UHT). Em princípio, todos os leite darão certo. Todos farão iogurte natural, mas quanto maior a intervenção, menos (ou nenhum, dependendo da escolha) nutrientes benéficos você terá.
  • Reserve 100ml do seu iogurte caseiro prontinho para o próximo preparo. 

por Liliane Oliveira

To Top