O Método Montessori, montessori, montessoriano, aprendizagem infantil, educação de filho, criação de filhos, dicas, aprendizado, método, festa infantil, buffet infantil, salão de festas, festa bh, festa infantil

O Método Montessori

Respeito, autonomia e liberdade dentro de limites são as bases do método Montessori de aprendizado. Criado por Maria Montessori, educadora, pedagoga e médica italiana, o método influenciou muito na formação de crianças em todo o mundo e cada vez tem conquistado mais espaço entre as organizações de ensino infantil.

O método Montessori prega que a criança é perfeitamente capaz de aprender e naturalmente apta para disciplinar suas próprias escolhas. Por isso as crianças se mostram muito mais interessadas em praticar atividades que estimulam seu aprendizado cognitivo a passar o seu tempo manipulando brinquedos.

O fato de o método Montessori apontar tais capacidades não significa que a criança deva ser entregue a si mesma em seu processo de desenvolvimento. Muito pelo contrário. O método Montessori apenas aponta uma nova forma de executar essa recompensadora tarefa de educar, sugerindo o uso de ferramentas mais adequadas que estimulem o aprendizado infantil à medida que a criança vai crescendo e se desenvolvendo.

Conheça os 6 pilares do método Montessori:

  1. autoeducação: todo ser humano nasce com capacidade de aprendizado. Prova disso é que desde muito cedo a criança já explora o próprio ambiente onde está inserida. A sua curiosidade aguçada é o sinalizador de seu interesse por descobrir e conhecer.
  2. educação cósmica: todas as coisas existem por um motivo, de forma que a criança deve compreender que, como parte de todo, ela tem um papel a desempenhar de forma a contribuir com o mundo à sua volta.
  3. educação como ciência: compreende o processo de aprendizagem de cada criança, de forma individual, observando e respeitando o que é mais eficaz para o desenvolvimento de cada uma.
  4. ambiente organizado e atraente: o ambiente onde a criança terá a oportunidade de desenvolver sua compreensão do mundo precisa atender suas necessidades psicológicas e biológicas. Os móveis e todos os objetos disponíveis precisam considerar o tamanho adequado e os materiais apropriados para cada idade de forma que a criança tenha acesso a todas as coisas, sem depender de ninguém.
  5. adulto preparado: responsável por mediar o desenvolvimento da criança com o meio e por oferecer a ela todas as condições de aprendizado dentro do seu desenvolvimento, de forma empática e ao mesmo tempo firme e clara ao impor limites.
  6. criança equilibrada: quanto mais a criança puder se desenvolver naturalmente, em um ambiente construído baseado em suas demandas, com pleno acesso às ferramentas necessárias e com o suporte do responsável por esse aprendizado, mais ela vai crescer de forma equilibrada, com consciência de si mesma e do outro.
  • O método Montessori pode ser aplicado desde o berçário até o ambiente profissional. O uso dos seus 6 pilares, em conjunto, é que permitirá um desenvolvimento pleno de todas as capacidades, tanto das crianças quanto dos adultos.

por Liliane Oliveira

Nenhum Comentário Ainda

Deixe o seu comentário!

To Top