desenvolvimento infantil, buffet infantil, festa na floresta bh

Desenvolvimento Infantil – 1 a 2 anos

Na série desenvolvimento infantil lançada aqui no blog do Festa na Floresta BH o bebê já completou um aninho. Certamente esse é um marco muito comemorado e garantimos que a alegria da vida continuará crescendo junto com o bebê. Vamos conferir o que esperar na fase de 1 a 2 anos do pequeno?

Fisicamente, o  bebê ficará mais independente. Ele já pode andar sozinho e certamente vai se aventurar a subir em escadas e até móveis. Os músculos das perninhas já estão bem mais fortalecidos nessa fase do desenvolvimento infantil, mas esteja sempre por perto, porque só a partir dos 16 meses é que o bebê realmente estará seguro do que faz tendo pleno controle de seus movimentos. Um outro avanço é o desenvolvimento motor fino, o que fará com que o bebê segure objetos facilmente. A partir dos 20 meses ele já conseguirá transportar esses objetos com segurança, usando as mãos para segurá-los.

Intelectualmente, o bebê se tornará ainda mais curioso. Essa é a fase onde a memória se desenvolverá mais. Tudo isso devido ao processo de repetição das atividades. A rotina da casa começará a ser absorvida e seu bebê já será capaz de entender comandos simples. A entonação de voz também poderá mudar de acordo com o que o bebê queira expressar: braveza ou euforia, por exemplo. Frases de 2 palavrinhas serão comuns nessa fase do desenvolvimento infantil e entre os 20-24 meses o bebê poderá ser capaz de participar de brincadeiras que usem a imaginação. Isso significa que ele já está começando a aprender o que é real e o que é fantasia.

Socialmente, o bebê imita tudo o que vê e se mostra mais independente em contato com outras crianças, mas não ao ponto de querer ficar longe de você. Esteja sempre por perto e deixe-o saber que se precisar, você estará bem ali. Embora goste de ficar próximo aos amiguinhos, o bebê ainda não interagirá com eles, de forma que a brincadeira ainda ocorrerá paralelamente. A partir dos 20 meses a consciência de si mesmo estará ainda maior e é nessa fase que ele começará a desenvolver a empatia pelos outros, ficando triste ou feliz, dependendo do sentimento que a pessoa próxima exprimir naquele momento.

Emocionalmente, o bebê já está apto para captar e reagir aos sentimentos que o rodeiam, ainda que não saiba discernir entre um e outro. É nessa fase do desenvolvimento infantil que o bebê aprende a construir laços de confiança e também desenvolve o sentimento de posse. Pode ser que nesta etapa ele não se disponha a dividir suas coisas. As birras são bem comuns nesse período e ele ficará extremamente sensível a aprovação ou desaprovação dos outros, principalmente dos entes mais próximos.

Ele já anda com as próprias pernas e você ainda o vê como aquele bebezinho que saiu da maternidade. O tempo passa rápido, então não perca tempo e aproveite cada minutinho de vida daquele que será sempre o seu bebê. Na semana que vem, o Festa na Floresta BH trará mais uma fase do desenvolvimento infantil: de 2 a 3 anos. Se liga! Vem pra floresta você também!

por Liliane Oliveira

Nenhum Comentário Ainda

Deixe o seu comentário!

To Top