festa na floresta, hábito da leitura, leitura, livros, literatura, educação infantil, festa na floresta, buffet infantil, festa infantil, salão de festas, festas bh, eventos bh

Hábito da leitura: incentive seus filhos hoje

Mais do que expandir o vocabulário e promover o pensamento crítico, o hábito da leitura também possibilita o desenvolvimento emocional. A prática da cidadania, a melhoria da comunicação e argumentação são benefícios reais na vida de quem alimenta esse hábito. Por isso, é na infância que o hábito da leitura deve ser introduzido na vida da criança. E são os pais, e não apenas os professores, os maiores responsáveis para que a leitura seja uma constante na vida dos pequenos.

Quando introduzir o hábito da leitura?

Já no início da vida, a partir do sexto mês, o hábito da leitura pode ser introduzido na rotina infantil. Para essa idade são indicados livros sensoriais, feitos em materiais maleáveis como o tecido ou o plástico.

Nessa fase, o contato com os livros já permite que a criança desenvolva a inteligência emocional e crie valores. Através da fantasia, o hábito da leitura possibilita à criança compreender melhor seus sentimentos e o mundo à sua volta.

Além disso, a introdução da leitura por parte dos pais promove o estreitamento afetivo e o vínculo familiar. Isso possibilita que a criança se desenvolva de forma mais saudável e segura, num ambiente divertido e criativo.

Ler para o futuro

Um outro benefício promovido pelo hábito da leitura iniciado ainda na infância é a prorrogação dessa prática. Dificilmente uma criança que teve o contato com os livros desde pequena deixará o hábito em sua vida adulta. Assim, a criança que lê hoje, será o leitor do amanhã, buscando nos livros, informações e conhecimento para a vida. Conhecimento este que vai desde a vida acadêmica até o âmbito profissional, abrindo portas jamais imaginadas, graças ao hábito da leitura.

Mas como incentivar a leitura no mundo digital?

O primeiro passo para incentivar o hábito da leitura, ainda que num mundo digital, continua sendo o exemplo. Pais que leem rotineiramente promovem naturalmente em seus filhos o interesse pela literatura.

Além disso, atualmente, além do livro físico, é possível se deliciar em leituras riquíssimas através de aplicativos e outros recursos. Além dos livros digitais, muitas obras permitem, inclusive, a interação do leitor com a obra, através da realidade aumentada. Isso torna a leitura ainda mais prazerosa e amplia o campo da imaginação, promovendo ainda mais a criatividade.

Grupos de leitura e troca de experiências também são ótimas opções para se incentivar o hábito da leitura. Os grupos podem ser formados entre amigos, familiares e suas leituras podem ser debatidas em rodas de conversas. As crianças podem ser incentivadas a recontar a história lida, dando sua própria versão à história lida. E acredite: elas, mesmo ainda tão pequenas, super dão conta do recado.

Contudo, é importante frisar que o hábito da leitura deve ser algo leve, prazeroso. Isso quer dizer que não pode se tornar uma obrigatoriedade, uma imposição dos pais aos filhos. Portando, ao incentivar a leitura, observe os interesses da criança e proponha temas relacionados a eles. No caso de crianças maiores, busque por séries e filmes com temas adequados à sua realidade e faixa etária. E, sobretudo, possibilite que esse hábito se encaixe na rotina familiar de forma a fazer parte dela. Dessa forma as crianças terão sua atenção atraída pelos livros e, consequentemente, terão seus conhecimentos ampliados a partir da informação colhida em cada obra.

Bora aproveitar o início do ano letivo para incentivar à leitura? Então diz aí que livros você e seus filhos estão lendo! O Festa na Floresta quer saber!

 

por Liliane Oliveira

Nenhum Comentário Ainda

Deixe o seu comentário!

To Top