livro infantil, dia internacional do livro infantil, hábito da leitura, prática da leitura, leitura, buffet infantil, festa infantil, salão de festas, festa bh

Livro infantil: incentive o hábito da leitura

A prática da leitura, além de promover o conhecimento, também amplia as habilidades linguísticas e aprimora a construção textual. Então, no dia internacional do livro infantil, o Festa na Floresta aproveita a oportunidade para incentivar esse hábito tão importante. Afinal, ler é preciso, não é mesmo?!

É através do livro infantil que a criança faz suas primeiras descobertas através do despertar da curiosidade. Por meio da prática da leitura, a criança desvenda um mundo novo à sua volta. Com isso, desenvolve também a criatividade, imaginação e memorização, além de criar o prazer pelo hábito da leitura.

A leitura também é responsável por dinamizar o raciocínio além de auxiliar também na interpretação e no aperfeiçoamento da escrita. Por isso a importância de encorajar a criança a desenvolver essa prática tão saudável para o seu desenvolvimento.

Contudo, introduzir o livro infantil numa época altamente tecnológica, pode parecer um desafio. Sobretudo com tantas opções acessíveis ao universo da criança como tablets e smartphones. Mas, promover o incentivo à leitura pode ser mais simples do que parece. Quer ver só?

Como introduzir o livro infantil e promover o hábito da leitura?

O simples fato de uma criança presenciar o hábito da leitura em um adulto já é um bom começo. Como ela adora imitar o que os mais velhos fazem, use o exemplo como ponto de partida para incentivar a prática da leitura. Se ela ver você lendo com frequência, vai buscar fazer o mesmo e, ao manusear cada exemplar, vai se deliciar.

Uma vez que a criança demostrou esse interesse pela literatura, procure quais temas lhe causam maior interesse. Sendo possível, selecione uma história que chame a sua atenção e, reúna a família para ouvir a história. Enquanto faz a leitura, tente dramatizar o conteúdo usando vozes diferenciadas para os personagens, por exemplo. Uma outra possibilidade é permitir que a criança e outras pessoas presentes, acrescentem informações novas à história. Isso tudo pode se tornar bem prazeroso.

Posteriormente, busque extrair da criança a compreensão que ela teve ao ouvir a história ou ao manusear um livro infantil. Faça perguntas, peça que ela conte novamente a história, dê a ela papel e lápis para desenhar.

Incentive a prática da leitura!

A propósito, livros não tem contraindicações. Deixe a criança explorar esse universo sozinha. Manusear o livro infantil é uma excelente forma de incentivar à pratica da leitura. Ao observar cores e imagens, ainda que sem saber ler, a criança cria a sua própria história.

E, para terminar, leve-a à biblioteca! Há unidades que possuem seções para cada faixa etária, com mobiliários e títulos próprios para seu manuseio. Mas, caso não encontre uma unidade assim, procure um bibliotecário e solicite sua ajuda para selecionar as obras mais adequadas.

O hábito da leitura, desde a infância, mais do que promover o desenvolvimento, pode abrir portas que jamais se fecharão. Dê asas à sua criança! E no dia internacional do livro infantil, ofereça a ela uma nova oportunidade de diversão e entretenimento.

por Liliane Oliveira

Comentários ( 3 )

    • Obrigada Maria Helena! Que bom que gostou.

      Continue acompanhando nossas postagens, sempre abordamos temas interessantes por aqui a respeito do mundo infantil.

Deixe o seu comentário!

To Top