volta às aulas, volta as aulas, buffet infantil, festa infantil, salão de festas, educação

Como retornar à rotina com a volta às aulas

Um dos eventos mais importantes na vida de uma criança quando um novo ano se inicia é a volta às aulas. Aliás, muitas emoções estão envolvidas nesse começo. Seja o início de mais um ciclo escolar ou o primeiro passo dessa jornada, tudo vem sempre recheado de novidades. A esperança de rever os amigos do ano anterior e até mesmo aquele frio na barriga por recomeçar em uma nova escola certamente mexe com todo mundo. Das crianças menores até os pais, todos são preenchidos por uma enorme expectativa.

Além de todo esse misto de sentimentos, a volta às aulas traz também uma certa tensão. Afinal, a rotina de estudos exige disciplina e cumprimento de tarefas, coisas que normalmente não ocorrem no período de férias. O famoso ‘dormir cedo, para acordar cedo’ também se torna bem difícil, ainda mais com o horário de verão que ainda vigora no início do ano. Então, o que fazer para que esse período comece de uma forma mais prazerosa para pais e filhos?

Como voltar à rotina na volta às aulas?

A melhor forma de começar o ano letivo é organizando o tempo. Uma tabela com os horários e tarefas a serem desempenhadas pela criança nos dias letivos é uma ótima ferramenta. A partir dela, a criança terá uma maior facilidade para se orientar quanto às suas responsabilidades. Com o tempo, inclusive, ao executar cada tarefa, a criança se acostumará à rotina de forma a cumpri-la naturalmente. Tudo é uma questão de adaptação.

Caso você queira uma ideia de como montar uma tabela dessa é só clicar aqui. Festa na Floresta elaborou uma planilha bem básica onde você pode alterar tarefas e horários conforme a rotina da sua criança. Feito isso, é só imprimir!

Entretanto, com a volta às aulas, é preciso considerar que o tempo para se divertir ainda continua sendo tão importante quanto estudar. O brincar é uma forma saudável de se desenvolver e engana-se quem pensa que criança não aprende brincando. Ao contrário. As brincadeiras, sejam elas quais forem, estimulam naturalmente a imaginação e criatividade dos pequenos. Dessa forma, ao estabelecer os horários para cada tarefa, acrescente também o horário de lazer.

De olho no tempo e de volta às aulas, o Festa na Floresta deseja a cada criança, seja grande ou pequena, um ano incrível, cheio de descobertas e novas conquistas para comemorar.

Feliz volta às aulas, criançada!

por Liliane Oliveira

To Top