desenvolvimento infantil, jogos de tabuleiro, festa infantil, buffet infantil, festa bh, eventos bh, salão de festas, dicas, desenvolvimento cognitivo

Jogos de Tabuleiro x Desenvolvimento Infantil

Os jogos de tabuleiro são uma excelente opção para quem quer amenizar o uso desenfreado de tablets e smartphones. Pesquisas relatam que o uso excessivo dos eletrônicos compromete a capacidade cerebral das crianças, além de torná-las mais imediatistas e também superficiais. Dessa forma, os jogos de tabuleiro têm sido resgatados como forma de driblar esse efeito negativo. Além da possibilidade de interagir fisicamente com outras pessoas, as crianças, principalmente, ganham ainda muitas outras vantagens. Vamos conferir algumas delas?

Jogos de Tabuleiro em ação!

Poder se divertir em família e entre amigos pode sim ser muito gratificante. Aliás, esse tipo de atividade pode colaborar e muito para o desenvolvimento social e cognitivo das crianças. Ademais, os jogos clássicos e até mesmo aquelas brincadeiras antigas podem contribuir de forma positiva para a formação dos pequenos.

Um outro ponto positivo do uso de jogos de tabuleiro é a possibilidade de estimular as conexões cerebrais. Sobretudo, eles proporcionam o desenvolvimento do raciocínio lógico, concentração, pensamento crítico, disciplina, paciência, criatividade, imaginação, além de ensinar a lidar com as consequências das próprias escolhas.

A ludicidade dessas atividades é de grande importância pedagógica, afinal ela auxilia na formação da personalidade e no aprendizado. Não obstante, os jogos de tabuleiro também ajudam na prevenção contra doenças degenerativas, podendo inclusive, retardar o surgimento do Alzheimer.

Espírito de Equipe

Outro aspecto importante versa sobre como é possível aprender colaboração, competitividade e espírito de equipe. Os jogos de tabuleiro também têm a capacidade de ensinar sobre ganhar e/ou perder. E isso é valioso para a vida adulta. Na vida real, ganha-se menos e perde-se com muito mais frequência. Portanto, aprender a lidar com esses cenários desde cedo ajudará na formação de adultos maduros e mais saudáveis emocionalmente.

Similarmente, durante os jogos, os pais inclusive, podem ensinar sobre questões de moral e bons costumes. Uma outra vantagem é a possibilidade de avaliar em que nível de maturidade a criança está quando se trata do todo. A partir daí pode ser trabalhado os pontos em que as crianças se mostram fracas e estimulados os pontos em que elas se mostram fortes.

Certo é que o desenvolvimento intelectual e também comportamental das crianças muito pode ser enriquecido através dos jogos de tabuleiro. Opções não faltam para que você possa hoje mesmo investir na vida dos seus filhos podendo também estreitar ainda mais esses laços familiares.

E aí? Que jogo vai rolar hoje?

por Liliane Oliveira

Nenhum Comentário Ainda

Deixe o seu comentário!

To Top