1000 Dias, amamentação, nutrição, introdução alimentar, gestação, gravidez, festa na floresta, buffet infantil, salão de festas, festa infantil,

1000 Dias

Os primeiros 1000 dias de vida são cruciais na vida de todo o ser humano. É nessa fase que o cérebro, a estrutura física e o sistema imunológico constroem suas bases para garantir uma vida saudável ao longo de toda a existência e é quando a vida mais cresce e se desenvolve também. Por isso, nesses primeiros 1000 dias, é importante cuidar para essas bases sejam sólidas, fortes, e isso se faz através de uma alimentação de boa qualidade e que considere o equilíbrio de todos os nutrientes necessários para a boa manutenção da saúde. Oferecer estímulos à vida que se inicia também é uma contribuição excelente para esse bom desenvolvimento.

Os primeiros 1000 dias, ao contrário do que se pensa, começam no primeiro dia de gestação, logo no início da vida, e vão até os dois anos do bebê. E nesse espaço de tempo é possível influenciar tudo o que acontecerá na vida futura, daí a importância desse período na vida de qualquer um. O que deve se destacar aqui, em outras palavras, é que 80% das intervenções ambientais sofridas é que vão determinar o modo como um indivíduo vai crescer e se desenvolver ao longo da vida. E a nutrição é uma dessas intervenções.

É de conhecimento de todos que uma boa nutrição começa pelo aleitamento materno, mas antes disso tudo é preciso considerar o período de gestação onde a mãe deve receber todos os nutrientes que forem necessários, em doses coerentes para esse período, uma vez que o feto ali gerado também recebe todos esses nutrientes. Uma vez adotados hábitos alimentares saudáveis durante a alimentação, o aleitamento materno também seguirá por esse caminho. Após essa fase virá a introdução de outros alimentos que acontecerá conforme a rotina e o planejamento de cada família. Vale ressaltar que em todas essas fases é importantíssimo o acompanhamento do pediatra e/ou nutricionista especializado nessa faixa etária para que a criança receba todo o suporte necessário para o seu desenvolvimento.

Certo é que a vida é o bem mais precioso que se recebe, portanto, vale à pena assegurar um bom futuro, garantindo-o hoje. E para todas essas etapas lindas e todos esses 1000 dias, conte com o Festa na Floresta, porque se tem algo que vale à pena viver, vale à pena também celebrar!

por Liliane Oliveira

To Top